Preços Acessíveis!
Proctologista, Clínico Geral, Psiquiatra e mais. Temos diversas especialidades médicas.
CONSULTA MÉDICA
PROCEDIMENTOS
EXAMES DE IMAGEM
ENDOSCOPIA e COLONOSCOPIA
RISCO CIRÚRGICO
Central de atendimento
(31)3047-5002
Whatsapp (31) 9 9533-2511
Preços Acessíveis!
Proctologista, Clínico Geral, Psiquiatra e mais. Temos diversas especialidades médicas.
- CONSULTA MÉDICA
- PROCEDIMENTOS
- EXAMES DE IMAGEM
- ENDOSCOPIA e COLONOSCOPIA
- RISCO CIRÚRGICO
Angiologista em BH
Angiologista em Belo Horizonte (BH – MS)
O médico Angiologista e/ou Cirurgião Vascular é o profissional habilitado para atuar no diagnóstico e tratamento dos problemas envolvendo:
- Os vasos sanguíneos das pernas, braços, tronco e pescoço;
- Doenças nas artérias, como aneurismas, estenose das carótidas, doença arterial obstrutiva;
- Doenças nas veias, como telangiectasias (vasinhos), varizes e trombose;
- Linfedema, que consiste em um inchaço especial dos membros;
- Pacientes que necessitam de cateteres para quimioterapia ou fístulas para hemodiálise.
Por que devo procurar um médico Angiologista?
É o médico Angiologista que diagnosticará a gravidade das varizes ou vasinhos. Se as varizes forem tratadas corretamente elas podem desaparecer ou serem reduzidas. Se o tratamento não for feito de forma adequada, as varizes podem levar à complicações sérias.
A cirurgia de varizes consiste na realização de duas incisões na pele, uma na região da virilha e outra na parte interna do joelho, ou na parte interna anterior do tornozelo.
A safena é identificada nesses pontos e isolada, sendo feito um pequeno orifício na parte distal da veia, introduz-se internamente um fino cabo de aço por toda a extensão da mesma até a virilha, onde é realizado a ligadura e o corte da veia, fazendo-se em seguida a sua extração.
Tratamento de Varizes
“Vasinhos” ou “Varizes” são veias doentes e não necessárias a circulação, de forma que podem ser tratadas de várias maneiras, como aplicação (escleroterapia) convencional, a laser ou espuma, e também o tratamento cirúrgico convencional e/ou com endolaser. Existem também as doenças arteriais e linfáticas, que podem estar associadas, e também apresentam formas de tratamento clínico e cirúrgico. Contamos com a presença e facilidade do exame de Eco Doppler colorido para adequado estudo de caso e definição do melhor tratamento.
O que causa as Varizes?
A causa mais comum de varizes é a influência genética, uma vez que existe forte predisposição familiar, também podem ser causadas por fatores hormonais e pelos hábitos do dia a dia. Não é possível evitar totalmente o aparecimento de varizes. No entanto, é possível melhorar a circulação e reduzir o risco de desenvolver complicações, como fazer exercícios físicos regulares, controlar o peso e não ficar muito tempo na mesma posição.
Existe um tratamento de varizes sem cirurgia?
Sim. Uma opção para o tratamento de varizes sem cirurgia é a Escleroterapia (conhecida também como secagem de vasinhos) e a esclerose com espuma (utilizada para varizes e microvarizes). O médico faz aplicações de medicamentos esclerosantes nas veias prejudicadas por meio de Micro agulhas. Isso faz com que ocorra uma inflamação e obstrução do fluxo sanguíneo no local. Com essa obstrução, o sangue volta a fluir por outras veias saudáveis sumindo com o aspecto das varizes e vasinhos.
Quais as Complicações das Varizes?
Quando não são tratadas, as varizes podem evoluir para situações mais graves, gerando até outras complicações, como a hiperpigmentação da pele, deixando-a mais escura, processos alérgicos, crises de eczemas, celulites crônicas (inflamação do tecido gorduroso) e úlceras varicosas.
Tratamento Angiologista: Escleroterapia
A Escleroterapia, popularmente conhecida como aplicação, parece um procedimento simples e meramente estético, mas não é. O médico Vascular (angiologista) estudou o sistema circulatório do corpo humano e realiza um diagnóstico detalhado da sua saúde, com realização do exame físico e do exame de imagem com ecografia com doppler colorido, apontando, com segurança, a melhor técnica a ser empregada em cada caso, uma vez que os vasinhos e varizes podem ser sinais de um problema maior do que aparentam e, inclusive, requerer tratamento cirúrgico.
Há riscos ao realizar aplicação?
A injeção para secar as indesejadas veias é um tratamento invasivo e muito delicado para ser efetuado em qualquer ambiente e por quem não estudou o sistema vascular. A doença varicosa pode desencadear desdobramentos e até a perda de membros caso não seja adequadamente tratada.
Ao realizar o tratamento com o método de aplicação, o paciente pode apresentar reações e amargar efeitos indesejados, como manchas escuras na pele, flebites superficiais ou trombose venosa profunda, formação de coágulo em uma veia superficial ou veia profunda. Quando isso ocorre, há a possibilidade de um fragmento se desprender e, deslocando-se pela circulação venosa, chegar ao pulmão, causando embolia, que requer providências imediatas.
As varizes podem acarretar também flebite, inflamação dolorosa das veias, levar ao escurecimento da pele com o passar dos anos, eczema e hemorragias (sangramentos espontâneos), culminando com a úlcera varicosa (feridas de difícil cicatrização). Por esses motivos, antes de iniciar o tratamento, o médico angiologista avaliará todas as suas condições físicas, metabólicas e cardiovasculares, levantará seu histórico familiar e solicitará exames de imagem, como o Ecodoppler, para apontar a melhor técnica para o seu caso que, inclusive, poderá não ser a Escleroterapia.
Há outros tratamentos para secar vasinhos e varizes além da Escleroterapia?
Sim. Atualmente, há diferentes técnicas que podem ser combinadas para gerar o melhor resultado.
- Escleroterapia com substância líquida – consiste na aplicação de uma injeção com produto esclerosante diretamente nas varizes.
- Escleroterapia com espuma – indicada para casos específicos, consiste em aplicar uma substância, em forma de espuma densa, diretamente nas varizes, que provoca uma reação nas paredes dos vasos fechando-os.
- Escleroterapia a laser – o laser trata as varizes por cauterização enquanto a escleroterapia líquida ou espuma trata por inflamação do vasinho. É realizada em associação com a escleroterapia líquida ou espuma. A escleroterapia a laser não é recomendada para pessoas de pele negra ou muito bronzeada.