Preços Acessíveis!
Proctologista, Clínico Geral, Psiquiatra e mais. Temos diversas especialidades médicas.
-
CONSULTA MÉDICA
-
PROCEDIMENTOS
-
EXAMES LABORATORIAIS
-
EXAMES DE IMAGEM
-
ENDOSCOPIA e COLONOSCOPIA
-
EXAMES DE CHECK-UP
-
RISCO CIRÚRGICO
Preços Acessíveis!
Proctologista, Clínico Geral, Psiquiatra e mais. Temos diversas especialidades médicas.
- CONSULTA MÉDICA
- PROCEDIMENTOS
- EXAMES LABORATORIAIS
- EXAMES DE IMAGEM
- ENDOSCOPIA e COLONOSCOPIA
- EXAMES DE CHECK-UP
- RISCO CIRÚRGICO
Cardiologista em BH
Cardiologista em Belo Horizonte (BH – MS)
O que é Cardiologia?
O termo cardiologia é derivado das palavras gregas “cardia“, que se referem ao coração e “logia” significa “estudo de”. A cardiologia é um ramo da medicina que trata de doenças e distúrbios do coração, que podem variar de defeitos congênitos a doenças cardíacas adquiridas, como doença arterial coronariana e insuficiência cardíaca congestiva.
Os médicos especializados em cardiologia são chamados de cardiologistas e são responsáveis pelo tratamento médico de diversas doenças cardíacas. Os cirurgiões cardíacos são os médicos especialistas que realizam procedimentos cirúrgicos para corrigir problemas cardíacos.
Procedimentos e intervenções comuns
Os cardiologistas trabalham com pacientes adultos – a cardiologia pediátrica é uma especialidade separada.
Cardiologistas gerenciam pacientes com doenças como:
- angina (dor no peito causada pelo estreitamento das artérias coronárias);
- arritmias, por exemplo, fibrilação atrial (batimento cardíaco irregular);
- sopros cardíacos devido a doença valvar cardíaca;
- cardiomiopatia (doença do músculo cardíaco) com insuficiência cardíaca, incluindo pulmonar;
- edema (acúmulo de líquido);
- trombose da artéria coronária ou infarto do miocárdio (ataque cardíaco) frequentemente associado a pressão alta (hipertensão) e colesterol alto;
- doenças das artérias (aterosclerose, arterite, ateroma);
- buraco no coração e outras formas de doença cardíaca congênita na vida adulta, incluindo a transição de cuidados pediátricos e cuidados compartilhados de mulheres grávidas com doenças cardíacas.
Quando você está lidando com uma condição de saúde complexa, como uma doença cardíaca, é importante que você encontre a combinação certa entre você e seu especialista. O diagnóstico de doença cardíaca ou vascular geralmente começa com o médico da atenção primária, que o encaminha a um cardiologista. O cardiologista avalia seus sintomas e seu histórico médico e pode recomendar exames para um diagnóstico mais definitivo. Em seguida, seu cardiologista decidirá se sua condição pode ser tratada sob os cuidados dele, usando medicamentos ou outros tratamentos disponíveis. Se o seu cardiologista decidir que você precisa de uma cirurgia, ele o encaminhará a um cirurgião cardiovascular , especializado em operações no coração, pulmões e vasos sanguíneos. Você permanece sob os cuidados de seu cardiologista mesmo quando é encaminhado para outros especialistas.
A cardiologia é um campo complexo, por isso muitos cardiologistas se especializam em diferentes áreas. Todos os cardiologistas são cardiologistas clínicos que se concentram no diagnóstico, tratamento médico (uso de medicamentos) e prevenção de doenças cardiovasculares. Alguns cardiologistas clínicos se especializam em cardiologia pediátrica, o que significa que eles diagnosticam e tratam problemas cardíacos em crianças. Quando os cardiologistas clínicos tratam apenas pacientes adultos, eles se especializam em cardiologia de adultos. Outros cardiologistas clínicos podem se especializar em procedimentos intervencionistas (angioplastia com balão e colocação de stent), ecocardiografia ou eletrofisiologia.
Principais doenças cardíacas:
- Ritmos cardíacos anormais ou arritmias;
- Doença da aorta e síndrome de Marfan;
- Doença cardíaca congênita;
- Doença arterial coronariana (estreitamento das artérias);
- Trombose venosa profunda e embolia pulmonar;
- Ataque cardíaco;
- Insuficiência cardíaca;
- Doença do músculo cardíaco (cardiomiopatia).