Preços Acessíveis!
Proctologista, Clínico Geral, Psiquiatra e mais. Temos diversas especialidades médicas.
CONSULTA MÉDICA
PROCEDIMENTOS
EXAMES DE IMAGEM
ENDOSCOPIA e COLONOSCOPIA
RISCO CIRÚRGICO
Central de atendimento
(31)3047-5002
Whatsapp (31) 9 9533-2511
Preços Acessíveis!
Proctologista, Clínico Geral, Psiquiatra e mais. Temos diversas especialidades médicas.
- CONSULTA MÉDICA
- PROCEDIMENTOS
- EXAMES DE IMAGEM
- ENDOSCOPIA e COLONOSCOPIA
- RISCO CIRÚRGICO
Eletrocardiograma em BH
Eletrocardiograma em Belo Horizonte (BH – MS)
O que é o exame Eletrocardiograma (ECG)?
Um eletrocardiograma registra os sinais elétricos em seu coração. É um teste comum e indolor usado para detectar rapidamente problemas cardíacos e monitorar a saúde do seu coração.
Eletrocardiogramas – também chamados de ECGs ou EKGs – geralmente são feitos em um consultório médico, clínica ou quarto de hospital. As máquinas de ECG são equipamentos padrão em salas de cirurgia e ambulâncias. Alguns dispositivos pessoais, como relógios inteligentes, oferecem monitoramento de ECG. Pergunte ao seu médico se esta é uma opção para você.
Tipos
- Monitor de holter;
- Gravador de loop implantável.
Porque fazer?
O eletrocardiograma é uma forma indolor e não invasiva de ajudar a diagnosticar muitos problemas cardíacos comuns em pessoas de todas as idades. Seu médico pode usar um eletrocardiograma para determinar ou detectar:
- Ritmo cardíaco anormal (arritmias);
- Se artérias bloqueadas ou estreitadas em seu coração (doença da artéria coronária) estão causando dor no peito ou um ataque cardíaco;
- Se você já teve um ataque cardíaco anterior;
- Como certos tratamentos de doenças cardíacas, como um marca-passo, estão funcionando.
Você pode precisar de um ECG se tiver algum dos seguintes sinais e sintomas:
- Dor no peito;
- Tonturas, vertigens ou confusão;
- Palpitações cardíacas;
- Pulso rápido;
- Falta de ar;
- Fraqueza, fadiga ou diminuição da capacidade de praticar exercícios.
Se seus sintomas tendem a ir e vir, eles podem não ser capturados durante um registro de ECG padrão. Nesse caso, seu médico pode recomendar o monitoramento remoto ou contínuo de ECG. Existem vários tipos diferentes.
- Monitor Holter: Um monitor Holter é um pequeno dispositivo vestível que registra um ECG contínuo, geralmente por 24 a 48 horas.
- Monitor de Eventos: Este dispositivo portátil é semelhante a um monitor Holter, mas grava apenas em determinados momentos por alguns minutos de cada vez. Você pode usá-lo por mais tempo do que um monitor Holter, normalmente 30 dias. Geralmente, você aperta um botão quando sente os sintomas. Alguns dispositivos gravam automaticamente quando um ritmo anormal é detectado.
Riscos
Um eletrocardiograma é um procedimento seguro. Não há risco de choque elétrico durante o teste porque os eletrodos usados não produzem eletricidade. Os eletrodos registram apenas a atividade elétrica do seu coração.
Você pode sentir um pequeno desconforto, semelhante à remoção de uma bandagem, quando os eletrodos são removidos. Algumas pessoas desenvolvem uma leve erupção na pele onde os adesivos foram colocados.
Como você se prepara
Nenhuma preparação especial é necessária para um eletrocardiograma padrão. Informe o seu médico sobre quaisquer medicamentos e suplementos que você toma. Freqüentemente, isso pode afetar os resultados do seu teste.
O que você pode esperar
Um eletrocardiograma pode ser feito em um consultório médico ou hospital e geralmente é feito por uma enfermeira ou técnico.
Antes
Você pode ser solicitado a vestir uma bata de hospital. Se você tiver cabelo nas partes do corpo onde os eletrodos serão colocados, o técnico pode raspar o cabelo para que os adesivos fiquem presos.
Quando estiver pronto, você será solicitado a se deitar em uma mesa ou cama de exame.
Durante
Durante um ECG, até 12 sensores (eletrodos) serão conectados ao tórax e aos membros. Os eletrodos são adesivos com fios que se conectam a um monitor. Eles gravam os sinais elétricos que fazem seu coração bater. Um computador registra as informações e as exibe como ondas em um monitor ou papel.
Você pode respirar normalmente durante o teste, mas precisa ficar imóvel. Certifique-se de que você está aquecido e pronto para ficar deitado. Mover, falar ou tremer podem distorcer os resultados do teste. Um ECG padrão leva alguns minutos.
Depois
Você pode retomar suas atividades normais após o eletrocardiograma.
Resultados
O seu médico pode discutir os seus resultados consigo no mesmo dia do eletrocardiograma ou na próxima consulta.
Se o seu eletrocardiograma estiver normal, você pode não precisar de nenhum outro teste. Se os resultados mostrarem uma anormalidade no coração, pode ser necessário outro ECG ou outros testes de diagnóstico, como um ecocardiograma. O tratamento depende da causa dos seus sinais e sintomas.
Seu médico revisará as informações registradas pela máquina de ECG e procurará por quaisquer problemas com seu coração, incluindo:
- Frequência cardíaca. Normalmente, a frequência cardíaca pode ser medida verificando seu pulso. Um ECG pode ser útil se seu pulso for difícil de sentir ou muito rápido ou irregular para contar com precisão. Um ECG pode ajudar o médico a identificar uma frequência cardíaca anormalmente rápida (taquicardia) ou uma frequência cardíaca anormalmente lenta (bradicardia).
- Ritmo do coração. Um ECG pode mostrar irregularidades do ritmo cardíaco (arritmias). Essas condições podem ocorrer quando qualquer parte do sistema elétrico do coração não funciona bem. Em outros casos, medicamentos, como betabloqueadores, cocaína, anfetaminas e remédios para alergia e resfriados de venda livre, podem desencadear arritmias.
- Ataque cardíaco. Um ECG pode mostrar evidências de um ataque cardíaco anterior ou em andamento. Os padrões no ECG podem indicar qual parte do coração foi danificada, bem como a extensão do dano.
- Suprimento inadequado de sangue e oxigênio para o coração. Um ECG realizado durante os sintomas pode ajudar o médico a determinar se a dor no peito é causada pela redução do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco, como a dor no peito da angina instável.
- Anormalidades estruturais. Um ECG pode fornecer pistas sobre o aumento das câmaras ou paredes do coração, defeitos cardíacos e outros problemas cardíacos.
Se o seu médico encontrar algum problema no seu ECG , ele pode solicitar exames adicionais para ver se o tratamento é necessário.